ARTE E CULTURA CONTEMPORÂNEA

Entendendo o contemporâneo como conceito que convida à interrogação, mais do que como marco temporal de atualidade, formula-se arte e cultura como realidades fenomênicas, decerto inscritas no tempo e no espaço, mas que rigorosamente fazem ser tempo e espaço. Mais do que nunca, em nossa sociedade, as práticas estéticas se apresentam como novas maneiras de ser, de fazer, de sentir que engendram novas distribuições de lugares, de tempos, novas formas de visibilidade. Por isso, renova-se o compromisso fundamental do Programa com a reflexão crítica e a elucidação dos dilemas envolvidos na criação, fruição e investigação do fenômeno artístico. A intensa problematização a que nos convidam a arte e a cultura nos obrigam a considerar seu impacto e suas repercussões sociais, tanto quanto seu valor histórico; mas isso não se fará sem o constante questionamento das fronteiras disciplinares que marcaram historicamente o saber acadêmico, forçando a uma estreiteza que impede a exploração do novo na arte e na cultura.

Para tanto, parece especialmente importante a superação de antigas dicotomias, que separavam as esferas do fazer artístico e do saber sobre a Arte. A ideia básica do Programa é, pois, buscar a integração entre os processos de criação artística, reflexão teórica e recepção cultural, de forma a possibilitar uma relação produtiva com a situação da arte, do pensamento e das instituições na contemporaneidade, com a necessária ênfase, já mencionada, nas questões contemporâneas do fenômeno e da reflexão histórica, teórica e crítica da arte e da cultura. Outra exigência que se dá o Programa é o de abertura a diferentes áreas de conhecimento e linguagens, de forma a que se possa conquistar uma compreensão mais vasta e dinâmica da arte e da cultura, de forma a não perpetuar as antigas clivagens de linguagens, regimes e modos de fazer. O Programa valoriza especialmente os experimentos artísticos, culturais e reflexivos, na confluência de variadas linguagens poéticas, de processos diversos e de múltiplas questões conceituais, além de entendê-los como parte integrante de formas mais amplas de criação, instituição e teorização da cultura.