O Programa de Pós-graduação em Artes (PPGArtes) tem como objetivo formar mestres e doutores em Artes visuais com ênfase na contemporaneidade; desenvolver a capacidade crítica e reflexiva relativa aos problemas da arte; capacitar docentes para atuação no sistema de ensino, em todos os níveis; promover pesquisas de excelência a partir dos campos propostos em suas linhas de pesquisa. Orienta-se pela Produção de Arte, a Crítica de Arte, a Teoria da Arte, a História da Arte e o Ensino da Arte bem como outros saberes que, de modo multidisciplinar, sustentam a arte como problema epistêmico, sensível, cultural, plástico e político. A ênfase do Programa recai sobre o exame e a elaboração de processos artísticos, por meio das relações entre forças conceituais que norteiam suas cinco linhas de pesquisa atuais.

Objetivos Gerais:

  1. Participar de forma consistente dos processos de produção e transmissão de conhecimento no campo das artes e da cultura, a fim de proporcionar melhor compreensão dos problemas relacionados à criação, fruição e reflexão crítica, historiográfica e teórica no campo da Arte e da Cultura Contemporânea, estabelecendo uma intervenção qualificada nas práticas de pesquisa e experimentação.
  2. Constituir um espaço de pesquisa e reflexão sobre a Arte e a Cultura Contemporânea, nos campos da produção, dos discursos teóricos e dos processos de construção de sentidos, reunindo saberes institucionalmente dispersos de maneira a adensar e complexificar os estudos e experimentos de arte e cultura.
  3. Propiciar aos profissionais e docentes uma formação histórica, crítica e artística que desenvolva sua capacidade criativa, reflexiva e crítica.

Objetivos Específicos:

  1. Responder à necessidade de formação de artistas, docentes e pesquisadores, atendendo à demanda crescente de profissionalização, aperfeiçoamento e especialização do campo da Arte e da Cultura, contribuindo para melhorar qualitativamente a produção, a pesquisa e o ensino.
  2. Reunir grupos e núcleos de pesquisadores relacionados com a problemática imediata da Arte e da Cultura Contemporânea, articulando reflexões teóricas e prática artística, a partir da compreensão do compromisso comum com a qualidade contemporânea de suas realizações.
  3. Criar conexões estreitas entre ensino, extensão e pesquisa, por meio da área de concentração, das respectivas linhas de pesquisa, das disciplinas oferecidas e dos projetos desenvolvidos pelos docentes.
  4. Continuar e aprofundar as diversas pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no Instituto de Artes e em outros setores da UERJ relacionadas à questão da Arte e da Cultura Contemporânea.
  5. Empenhar-se pela qualificação da atuação profissional de artistas, historiadores, críticos e teóricos da arte e professores, capacitando-as para o exercício processual da arte ou para a atuação em instituições culturais, de pesquisa e de ensino.
  6. Disseminar os resultados advindos da produção e da pesquisa acadêmicas na área.

Premissas conceituais

  1. Articulação entre prática artística e reflexão teórica, não apenas por desacreditar nessas fronteiras já tão combatidas, mas sobretudo por entender que a nova multiplicidade, densidade e complexidade da instância teórica da arte e da cultura exige a formulação de um novo saber, erguido na convergência (ou divergência) de estudos vários.
  2. Compromisso com a cultura contemporânea, não apenas no que se refere à problematização dos fenômenos artísticos e culturais da atualidade, mas igualmente no que tange à formulação de um pensamento histórico – portanto atual – que fundamente o estudo da arte e da cultura, mesmo em seus fatos mais antigos ou tradicionais.
  3. Compreensão vasta da arte, de forma a não perpetuar superadas separações de linguagens.
  4. Estímulo a experimentos artísticos e culturais enquanto manifestações múltiplas, na confluência de variadas linguagens, poéticas, processos e questões conceituais, além de entendê-los como parte integrante de processos mais amplos de culturalização, institucionalização e teorização.

Área de concentração:
Arte e cultura contemporânea

Entendemos o contemporâneo não como sinônimo de atualidade, e sim como uma determinada e singular qualidade reflexiva do fenômeno artístico e cultural, que pensa o tempo e o espaço que os constitui e as formas de elaborá-los. O compromisso fundamental é com a incorporação, de forma deliberada e consciente, dos dilemas recentes que estão envolvidos na criação, fruição e investigação do fenômeno artístico. Mais do que uma ênfase nos acontecimentos artísticos atuais, essa proposição pretende destacar a problematização contemporânea da Arte, tanto em sua dimensão fenomênica, quanto em seu valor histórico e cultural. O que significa, por um lado, dialogar de forma estreita com os problemas contemporâneos da arte e da cultura e, por outro, questionar as próprias fronteiras disciplinares dos campos de saber acadêmico que compõem os estudos realizados no PPGARTES.