O Programa de Pós-graduação em Artes – Mestrado e Doutorado em Artes do Instituto de Artes da UERJ – iniciou suas atividades em março de 2005. Priorizando a área de concentração Arte e Cultura Contemporânea, o curso, atualmente avaliado com conceito 5 na CAPES, abre vagas anuais, dentro de cinco diferentes linhas pesquisa.


ARTE, EXPERIÊNCIA E LINGUAGEM

Escopo da linha: Reúne pesquisas em que são problematizadas a produção e conceituação da obra de arte, sob diferentes perspectivas epistêmicas. Enfatiza-se a experimentação de linguagem em seus diferentes recursos, suportes e dimensões sensoriais e em suas articulações poéticas, teóricas, críticas e institucionais.
Docentes da linha: Analu Cunha, Cristina Salgado, Inês Araújo, Malu Fatorelli, Regina de Paula, Eloísa Brantes e Jorge Mena Barreto. Docente Colaborador: Ricardo Basbaum.


ARTE, IMAGEM E ESCRITA

Escopo da linha: A linha reúne investigações em arte, história da arte e teoria da arte voltadas para a potência da imagem e do corpo, sua constituição e seus usos políticos na interação com a experiência. Busca desenvolver e afirmar novas práticas da escrita da arte, quer sejam históricas, teóricas ou propriamente artísticas. Docentes da linha: Leila Danziger, Luiz Cláudio da Costa, Sheila Cabo Geraldo, Paloma Carvalho e Marisa Flórido.


ARTE, PENSAMENTO E PERFORMATIVIDADE

Escopo da linha: A linha reúne pesquisas e processos relacionados ao conceito de performatividade na arte contemporânea, envolvendo questões teórico-crítico-experimentais acerca dos modos de ação construídos pelo corpo como um todo, o que significa exames múltiplos de atos de fala, atos de pensamento, atos de cena e atos de cultura, voltados para a expansão da formação poética, artística e política no âmbito do sensível. Docentes da linha: Luciana Lyra, Isabela FradeEloíza Gurgel e Mariana PimentelDocentes Colaboradores: Andrea Stelzer e Robson Haderchpek.


ARTE, RECEPÇÃO E ALTERIDADE

Escopo da linha: Reúne projetos que investigam o fenômeno artístico a partir de sua relação com a instância cultural, em dupla vertente: 1) ao abordar o problema da recepção e trânsito de objetos, práticas, teorias e tradições artísticas dentro da nova geo-história da arte; 2) ao lidar com a questão da incorporação do problema da alteridade no discurso crítico e historiográfico, especialmente a partir de objetos, temas e questões usualmente associados ao campo antropológico, tais como objetos artísticos e etnográficos, arte e ritual, arte e vida, entre outros. Assim, a linha compromete-se com epistemologias e métodos investigativos que façam confluir diferentes objetos, sistemas de pensamento, agentes, instituições, tradições culturais e artísticas, modos de ação e reflexão (pesquisar, colecionar, exibir, ensinar, escrever, editar, criar, interpretar etc.).
Docentes da linha: Luiz Felipe Ferreira, Marcelo Campos, Maurício Barros de Castro, Vera Beatriz Siqueira. Docentes colaboradores: Guilherme Bueno e Rafael Cardoso.


ARTE, SUJEITO E CIDADE

Escopo da linha: A linha dedica-se à reflexão sobre a arte, entendida não apenas como produção de artefatos e eventos, mas como práxis definidora de modos de ser e de habitar a cidade. Nesse sentido, a arte é dita atividade incessante de criação de tempos e espaços de vida e de auto formação, de experimentação de práticas de subjetivação e de produção de presença.
Docentes da linha: Aldo Victorio Filho, Alexandre Sá, Andreas Valentin, Denise Espírito Santo, Lilian do Valle, Rodrigo Guéron, Ana Valéria Figueiredo, Isabel Carneiro e Renata Gesomino. Docente colaborador: Jorge Luiz Cruz.