Aldo Victório Filho

Encontros, desencontros, colisões e afetos da arte com o cotidiano das redes juvenis: educação formal, trânsitos urbanos, tribos e outros pertencimentos; as estéticas tortas das rebeldias e suas multiplicidades nos fluxos da cidade. Sintonias e freqüências de delírio: energia, surto, controle e transgressão nos currículos praticados. Maquinaria desejante e volúpia estética – artistagens. Nomadismo e experimentações na arte, na educação e outras zonas da cidade praticada. Potências de criação – Linhas de fuga que formulam a produção cotidiana de sentidos indiciadas nas poéticas dos corpos… Autorias nômades individuais e coletivas e suas intervenções e contaminações nos espaços que ocupam, percorrem e atravessam. Interessam-nos as invenções estéticas para além do alcance das herme-nêuticas outorgadas… Desejamos investir em novas chaves de leitura para o univer-so das belezas invisibilizadas e/ou interditadas. Simpatizamos com os modos de acontecer no mundo que interrogam as certezas institucionais da arte e de seu ensi-no nesse início e fim de tudo. Enfim, atraem nossa atenção as produções estéticas das vagabundagens e erratismos como anúncio e acontecimento de outras episte-mes… pichações, funks, redes, corpos, currículos e artes inventados e praticados…

Projeto de pesquisa:

Projeto – Escola-universidade-escola: canais, conexões e intercâmbios na formação docente”  

A pesquisa proposta tem como campo de interesse as relações entre a escola da Educação Básica e o ensino superior dedicado à formação dos seus docentes, especificamente os professores de Artes Visuais e emerge do Laboratório de Ensino da Arte do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, dedicado à investigação e produção de recursos pedagógicos para o aprimoramento da formação docente e do ensino das Artes no ensino básico. As aludidas relações são aquelas que aspirariam fortalecer ambas instituições com os frutos de ações de pesquisa, ensino e extensão. Ações que, por sua vez, pressupõem os benefícios que as escolas podem oferecer à atualização e à qualidade do ensino superior e tudo que os cursos de Licenciatura podem lhes oferecer em troca.

Juventude líquida: estética/educação/acontecimentos

Criar novas possibilidades de relação pedagógica com a juventude. Levantar suas formas de ser e viver em grupo como alicerce para o fortalecimento de seu protagonismo nos cotidianos escolares. Explorar as potencialidades das racionalidades estético-expressivas emergentes nas culturas juvenis periferizadas como meio de investimento na sua emancipação e ocupação das centralidades sociais.

Grupo de pesquisa:

Estudos Culturais em Educação e Arte (UERJ e UFRRJ) – Líder