COLEÇÃO PPGArtes DE ARTE E CULTURA CONTEMPORÂNEA – TRANS_BORDAR HORIZONTES
A Coleção Trans_bordar horizontes do PPGArtes-UERJ, organizada pelas professoras Luciana Lyra e Paloma Carvalho Santos, congrega cinco volumes em eBooks relacionados às linhas de pesquisa do programa, priorizando a área de concentração “Arte e Cultura Contemporânea” e os modos de resistência das pesquisas em artes em panorama atual de pandemia, pós-pandemia e desmonte das políticas na universidade pública brasileira. Nesta coleção, o contemporâneo é abordado a partir das práticas estéticas, os novos modos de existir, de sentir que engendram renovadas classificações de lugares, de tempos, outras formas de visibilidade, em especial nesta fase de intensa desestrutura dos modos de fazer arte e refletir sobre esse importante campo de ação. A coleção tem como público-alvo interessades em pesquisa em arte, seu campo de criação e sua dimensão política.
No livro 1, intitulado OSREVNI-INVERSO, organizado pela linha “Arte, experiência, linguagem”, artistas-pesquisadores apresentam seus trabalhos em formatos livres, consequentes a seus processos artísticos mesmos: interlocuções entre o textual e o sensorial, costurando plasticidades e discursos, comprometidos com a pesquisa autônoma, que não se constrói subjugada a metodologias preexistentes. Produções que enfatizam a experimentação de linguagem em seus diferentes recursos, suportes e dimensões sensoriais e em suas articulações poéticas, teóricas, críticas e institucionais.

O volume 2, Entre Artes, reúne ensaios históricos e visuais centrados nas investigações que transitam entre a arte e suas poéticas, a história e a teoria da arte. São produções de pesquisadores da linha “Arte, imagem, escrita”, na qual se busca desenvolver e afirmar novas práticas da escrita da arte, superando quaisquer dicotomias entre a expressão e a reflexão; o teorizar/historicizar e o ato propriamente artístico. Práticas investigativas de conceituações históricas e poéticas que se dedicam à potência da imagem e do corpo, sua constituição e seus usos políticos na interação com a experiência.

No volume 3, Tramas do corpo – ressonâncias e resistências performativas, da linha “Arte, pensamento, performatividade”, encontramos capítulos relacionados ao conceito de performatividade na arte contemporânea, envolvendo questões teórico-crítico-experimentais acerca dos modos de ação construídos pelo corpo como um todo, o que significa exames múltiplos de atos de fala, atos de pensamento, atos de cena e atos de cultura, voltados para a expansão da formação poética, artística e política no âmbito do sensível.

O volume 4, Hipóteses: ensaios de arte e cultura, organizado pela linha “Arte, Recepção, Alteridade”, reúne ensaios de experimentação histórica e historiográfica que investigam o fenômeno artístico a partir de sua relação com a instância cultural, em dupla vertente: ao abordar o problema da recepção e trânsito de objetos, práticas, teorias e tradições artísticas dentro da nova geo-história da arte; e ao lidar com a questão da incorporação do problema da alteridade no discurso crítico e historiográfico, especialmente a partir de objetos, temas e questões usualmente associados ao campo antropológico, tais como objetos artísticos e etnográficos, arte e ritual, arte e vida, entre outros.

Em consonância com a vocação da linha de pesquisa “Arte, Sujeito, Cidade”, no volume 5 intitulado Cidades, inscrições, travessias, a arte que é objeto das obras apresentadas não é somente produção de artefatos e eventos, mas, sobretudo, práxis definidora de modos de ser e de habitarcidade. Que não é tampouco a cidade genérica, mas, a cada vez, esta cidade, a cidade que inscreve sobre os corpos daqueles que a habitam suas tatuagens de feridas, de silenciamento, de ausência e de expurgo. Cidade onde a arte se diz, por sua vez, gesto que imprime de volta sua marca como potência de criação de tempos e espaços de vida e de autoformação, de experimentação de modos de subjetivação e de produção de presença, como autopoiesis individual mas sempre coletiva.

Volumes 1 e 2 Escritos em Arte
Vol 1
A publicação Escritos de Artista, Escritos em Arte, volume I (2020) organizada por e para o corpo discente do PPGARTES-UERJ, reúnem textos de artistas e escritos em arte com diversos temas e formatos, divulgando reflexões sobre pesquisas em arte no seio universitário. O intuito dessa proposição coletiva é estimular a publicação e circulação de textos que vão além da formatação acadêmica, dando espaço para o caráter experimental e processual da escrita ligada ao pensamento estético.

Vol 2
No volume ll (2021), dando continuação ao sucesso do projeto, almejamos que os participantes e interessados na publicação atuem em suas etapas de apreciação dos textos enviados e da editoração – fomentando, mais do que a produção do impresso, o próprio usufruto de seu material léxico através do compartilhamento dos textos e da divulgação de seus conteúdos. Em suma, propomos a criação de uma estratégia de partilha textual rizomática, um dispositivo poroso de trocas de ideias por meio da linguagem escrita, atravessando o espaço gráfico e digital. Um meio de proliferar a liberdade de expressão e expandir o pensamento em arte.

“MODOS DE FAZER: COMO PESQUISAR ARTES EM TEMPOS DE CRISE(S)” 7° SEMINÁRIO DE PESQUISADORES DO PPGARTES UERJ
Na sétima edição do Seminário de Pesquisadores do PPGArtes-UERJ, nos perguntamos sobre as diversas maneiras de produzir pesquisas teóricas, históricas e práticas no heterogêneo campo das artes, bem como as diversas crises (políticas, econômicas, ambientais, de representação…) que atravessamos, tanto dentro quanto fora dos espaços universitários.Nossa pergunta aponta para esse espaço, entre o limite e a e configuração, que a ideia de crise evoca. Mas aponta também para os diversos modos de pensar e fazer pesquisa em artes, alguns caminhando ao encontro de um modelo convencional de pesquisa científica, outros subvertendo esse modelo

LIVRO ARTE e CULTURA – ENSAIOS
Vozes distintas e autônomas se cruzam para compor o livro Arte e cultura – Ensaios e apresentar uma ampla reflexão sobre os caminhos da produção artística e cultural atuais. Organizado pelo escritor e pesquisador Maurício Barros de Castro, o livro reúne os autores em torno das linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGArtes-UERJ). Os 24 ensaios de pesquisadores e professores, muitos deles também artistas, percorrem questões como linguagem, performatividade, sujeito, cidade, imagem, escrita e alteridade.

https://www.cobogo.com.br/produto/arte-e-cultura-ensaios-art-and-culture-essays-619?language=pt-BR
REVISTAS
O PPGArtes conta com duas revistas científicas em plena atividade. A Concinnitas (Qualis A2); e Textos Escolhidos de Cultura e Artes Populares (TECAP).
A revista Concinnitas é uma publicação quadrimestral do Instituto de Artes da UERJ, criada em 1997 e, a partir de 2005, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES). O termo Concinnitas, extraído dos tratados de Leon Battista Alberti, refere-se a uma teoria arquitetônica baseada no equilíbrio, refletindo política editorial de independência acadêmica e rigor científico, mas também disponibilidade para novas proposições artísticas e debates teóricos. O objetivo de difundir conhecimento faz da revista um espaço de incentivo à pesquisa e à produção no campo da criação, da fruição e da reflexão sobre arte e cultura.
ISSN: 1415-2681 | e-ISSN: 1981-9897 | Ano de criação: 1997 – impresso, 2007 – eletrônico | Área do conhecimento: Artes | Qualis: A2 (Artes)

A revista Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares (TECAP) busca ampliar e difundir o pensamento contemporâneo sobre a cultura popular entendida em sua dinâmica cotidiana e em sua diversidade de expressões, abrindo espaço para o diálogo entre pesquisadores interessados nas reflexões sobre o popular e criando condições para a discussão de temas dispersos em publicações de diferentes áreas.
e-ISSN: 1981-9935 | ISSN: 1980-3281 | Ano de criação: 2004 | Área do conhecimento: Artes
