O Programa de Pós-graduação em Artes – Mestrado e Doutorado em Artes do Instituto de Artes da UERJ – iniciou suas atividades em março de 2005. Priorizando a área de concentração Arte e Cultura Contemporânea, o curso, atualmente avaliado com conceito 5 na CAPES, abre vagas anuais, dentro de cinco diferentes linhas pesquisa. Os cursos de mestrado e doutorado do PPGArtes pretendem oferecer ao aluno a possibilidade de uma formação múltipla, aberta e dinâmica, contribuindo para a sua qualificação como criador artístico e/ou estudioso da área de arte e cultura contemporânea. O expressivo número de candidatos inscritos nas seleções ao longo de dezessete anos de existência do programa indica, para além de sua relevância social, sua consolidação no âmbito do conjunto de programas de pós-graduação em Artes na região sudeste e mesmo no país, já que se observa a cada ano um aumento significativo do número de candidatos provenientes de outros estados e países.

Anualmente, a seleção para mestrado e doutorado do PPGArtes-UERJ acontece por meio de chamada em Edital Público e segue as etapas de:

  1. Inscrição (envio de documentação) – Fase eliminatória
  2. Análise de projeto de pesquisa – Fase eliminatória
  3. Prova escrita (somente para mestrado) – Fase eliminatória
  4. Prova de proficiência em língua estrangeira – Fase classificatória
  5. Entrevistas – Fase eliminatória

OBS.1: Vide estruturação dos cursos de mestrado e doutorado em Artes na barra lateral do site de acesso rápido.

OBS. 2: Não há seleção para o nível de pós-doutoramento, mas indicação de candidato/a pelo/a supervisor/a para aprovação no colegiado do Programa. Vide aba de Pós-doutorado, na barra lateral do site de acesso rápido. Formulário de Inscrição no link secretaria no rodapé da página.

OBS. 3: Não há seleção para estudantes externos (especiais), mas inscrição em disciplinas via formulário avulso de acordo com autorização do docente ministrante a cada semestre. Vide aba de estudantes externos (especiais), na barra lateral do site. Formulário de Inscrição no link secretaria no rodapé da página.