Ana Valéria de Figueiredo da Costa

e-mail: anavaleria_figueiredo@yahoo.com.br

Projeto de Pesquisa

Pedagogias da Visualidade e Ensino de Artes

As Pedagogias da Visualidade observam e se constroem através das dimensões visoimagéticas (imagens fotográficas, cinema, cartazes, entre outras produções visuais analógicas e tecnológicas) e como essas imagens vêm forjando modos e maneiras de olhar/ver/criar o mundo em suas diversas manifestações humanas. O campo de investigação enseja, de forma geral, analisar processos de produção, recepção e leitura de imagens na dimensão de letramentos multissemióticos e suas articulações com o campo das leituras e dos letramentos como Pedagogias da Visualidade, que se colocam como ensinamentos didatizados, formalmente e informalmente, estabelecendo cânones de costumes, hábitos, modos de serestar-produzir tal qual formas pedagógicas ampliadas. A visualidade é uma imposição cultural. A visão é uma função fisiológica. Quando tomamos consciência de que vemos como fomos ensinados a ver se abre um escopo para novas visualidades na busca de significações para e no campo semântico-semiótico ampliado. O projeto abriga pesquisas sobre o Ensino de Artes, tomando por base estudos da Cultura Visual e Estudos da Imagem. As Pedagogias da Visualidade observam e se constroem através das dimensões visoimagéticas (imagens fotográficas, cinema, cartazes, entre outras produções visuais analógicas e tecnológicas) e como essas imagens vêm forjando modos e maneiras de olhar/ver/criar o mundo em suas diversas manifestações humanas. O campo de investigação enseja, de forma geral, analisar processos de produção, recepção e leitura de imagens na dimensão de letramentos multissemióticos e suas articulações com o campo das leituras e dos letramentos como Pedagogias da Visualidade, que se colocam como ensinamentos didatizados, formalmente e informalmente, estabelecendo cânones de costumes, hábitos, modos de ser-estar-produzir tal qual formas pedagógicas ampliadas. A visualidade é uma imposição cultural. A visão é uma função fisiológica. Quando tomamos consciência de que vemos como fomos ensinados a ver se abre um escopo para novas visualidades na busca de significações para e no campo semântico-semiótico ampliado. O projeto abriga pesquisas sobre o Ensino de Artes, tomando por base estudos da Cultura Visual e Estudos da Imagem. Projetos vinculados: – Estéticas do Lúdico, o brincar como poiésis (Projeto de Iniciação científica, atualmente com 1 aluno com bolsa PIBIC/Uerj, 2018- ) – Egressos da Licenciatura em Artes Visuais da UERJ e da Pós-graduação em Artes: onde estão? Programa de Acompanhamento de Egressos/PAEArtes (Projeto de extensão com 1 aluno com bolsa do DEPEXT-UERJ, 2020 – ) – Erepomteca: a arte e o brincar para a reeducação das relações étnico-raciais (Projeto de Iniciação à Docência com 5 alunos com bolsa CETREINA-UERJ, 2022- ) – Leituras multidimensionais, diálogos imagéticos no chão da escola (Projeto de iniciação à docência com 1 aluno com bolsa Cetreina-Uerj, 2018 – )