Analu Cunha

Email: analucunha@gmail.com
http://lattes.cnpq.br/9561161596749588
https://vimeo.com/analucunha/videos

Professora do Instituto de Artes e do Programa de Pós-graduação em Artes na Linha de pesquisa Arte, Experiência, Linguagem. Formada em Comunicação Visual (EBA/UFRJ), é mestre e doutora em Linguagens Visuais pelo PPGAV/UFRJ, com pós-doutorado PNPD/CAPES na mesma instituição. Durante o doutorado, cumpriu estágio PDEE na École Doctorale Arts plastiques, esthétiques e sciences de l’art na Université Paris 1 – Panthéon Sorbonne. Entre 2011 e 2020 foi professora de videoarte e videoinstalação na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Atuou nos cursos de pós-graduação lato sensu em Ensino da Arte da EAV/Parque Lage/Instituto de Artes/UERJ e em Crítica de Arte e Curadoria de Exposições de Arte IUPERJ/Universidade Candido Mendes. Atuou no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais PPGAV/EBA/UFRJ e no Programa de Pós-Graduação em Música PPGM/UFRJ. Foi Coordenadora de exposições das galerias COEXPA/DECULT/UERJ entre 2018 e 2019. Em 2014 lançou o livro Analu Cunha, com entrevista de Gloria Ferreira e textos de Tania Rivera e Wilton Montenegro sobre sua produção artística. Trabalha como artista visual, curadora e pesquisadora, com ênfase na área da videoarte e dos elementos constitutivos do audiovisual: som, imagem e ritmo em suas implicações sociais e antropológicas.

Projeto de pesquisa:

A imagem em descompasso

A pesquisa parte da análise dos ritmos aos quais estamos expostos, por meio das imagens digitais. O audiovisual ganhou destaque na rotina das relações pessoais e profissionais, processo acentuado durante a pandemia: diariamente, nos relacionamos em ligações de vídeo, lives e reuniões remotas. As relações interpessoais são, necessariamente, mediadas por telas. Considerando que todo poder impõe um ritmo, o projeto pretende mapear à quais cadências estamos submetidos e investigar imagens que possam nos oferecer compassos desencontrados à velocidade neoliberal e que levem em conta o incômodo, o enigma e o maravilhamento.

Com Elisa de Magalhães (PPGAV/UFRJ), lidera o grupo de pesquisa Derivagens (CNPq), centrado na problematização do conceito de imagem. Coordena o Projeto de extensão A imagem fora, que tem, como objetivo, pensar e produzir videoarte e videoinstalações para exibição em espaços internos e externos à universidade.

Área de investigação:

Artes visuais, Artes do vídeo, videoinstalação; som, ritmo