Andrea Stelzer

Pós-doutorado em literatura comparada na UFRJ/PACC (CNPQ/2016); Doutora e Mestre em Teatro – UNIRIO; Doutorado sanduíche na Sourbonne Nouvelle Paris 3 (Capes/2011) Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Cap-UERJ; Professora Colaboradora da Pós-graduação em Artes da UERJ/PPGARTES na linha de pesquisa Arte, pensamento e performatividade;
Coordenadora do projeto de pesquisa ” Performatividade e subjetividade: o trabalho com documentos, memória e testemunho como experiência artístico-pedagógica; Autora dos livros “A escritura corporal do ator contemporâneo” (Confraria do vento, 2010) e “A dramaturgia do ator e a poética do real: o teatro documentário no Amok Teatro e no Thèâtre du Soleil” (Eduerj, 2021).

Projetos de Pesquisa

Performatividade e subjetividade: o trabalho com documentos, memória e testemunho como experiência artístico-pedagógica

A pesquisa visa realizar um estudo teórico e prático dos diferentes procedimentos e metodologias da performatividade das subjetividades dentro de um processo de criação com documentos, memórias e testemunhos, estabelecendo uma reflexão sobre a escrita documental e autoficcional na cena contemporânea. Propõe ainda suscitar questionamentos sobre suportes, relações territoriais, linguagem, incluindo uma estética da periferia, que refletem a busca por uma arte que se realize na aceitação da alteridade e das diferenças. Ao longo da pesquisa serão analisadas poéticas cênicas que envolvem a temática da cena documental, autoficcional, do biodrama e dos teatros do real. A pesquisa visa, em um segundo momento, uma experimentação prática estabelecendo paralelos entre a prática-laboratorial desenvolvida pela docente-pesquisadora com a pedagogia teatral, observando como se aplica na prática os conceitos que permeiam este estudo. O intuito deste projeto de pesquisa é fornecer um suporte teórico-prático para discentes da linha de pesquisa Arte, Pensamento e Performatividade do PPGArtes/UERJ interessados na inter-relação entre os processos de criação com os documentos, a poética do real e a pedagogia teatral.