Dançando sobre fatos reais: doutorando do PPGArtes Deiço Xavier explora a autobiografia na dança

O artista da dança Deiço Xavier, doutorando do PPGArtes, integrante do MOTIM e orientado pela professora doutora Luciana Lyra, teve projeto contemplado pelo edital nº 17/2023 – Lei Paulo Gustavo – trabalhadores da cultura em formação, da lei federal Paulo Gustavo-Goiás. Idealizado como parte do financiamento para a pesquisa de doutorado intitulada: “Sou apaixonado pelo meu umbigo”: Práticas da dança guiadas por dispositivos autobiográficos, vinculada a linha de pesquisa Arte, Pensamento, Performatividade, a ação contará com dois laboratórios de dança que pesquisarão a autobiografia e as histórias de vida dos participantes.

A proposta pretende explorar a conexão entre experiências individuais, movimento corporal e a expressão política na dança, por meio de práticas os encontros pretendem desbravar territórios pessoais, convidando os participantes a refletir sobre o papel político do artista da cena e o uso da autobiografia como ferramenta criativa. As duas turmas previstas, terão encontros mensais durante o ano de 2024 e ao final todas as pessoas envolvidas apresentarão uma cena criada por meio das provocações e colaborações do coletivo.

Os primeiros encontros serão ainda este mês na cidade natal do pesquisador, Montes Claros, contando com o apoio e colaboração da Universidade Estadual de Montes Claros (MG), no segundo semestre os encontros acontecerão em Goiás, apoiado pela Universidade Federal de Goiás (GO).