O PPGArtes vem marcando de modo indiscutível a cena artística e cultural da cidade do Rio de Janeiro e mesmo de outros estados do país. Isso se deve, sobretudo, à grande afluência de artistas, pesquisadores da educação e cultura, historiadores, antropólogos e tantos outros profissionais que se tem se dirigido ao programa para a realização de suas pesquisas de mestrado e doutorado, muitas dessas pessoas oriundas de outros estados. Supõe-se que a atenção e o reconhecimento que o Programa vem atraindo revela uma imagem positiva que se deve, sem sombra de dúvidas, à qualidade da produção intelectual dos docentes, dos discentes e egressos do PPGArtes.

Acompanha-se com entusiasmo o retorno de alguns egressos, tanto para a continuidade dos seus estudos e pesquisas, como em ocasiões especiais, como novos colegas universitários, professores desta ou de outras IES, concursados do ensino fundamental e médio em colégios e institutos federais de diversos estados e municípios. No campo artístico também se observa um número expressivo de dissertações e teses que redundaram em projetos de cinema, teatro, dança, performance, artes visuais, pesquisas que possibilitaram a criação de produtos que hoje circulam pelo país e mesmo para além, e que só foram possíveis pela abertura dada a projetos tão singulares.

São muitos exemplos de discentes e egressos que hoje figuram em exposições, performances e catálogos internacionais, que são ou foram premiados por instituições no Brasil e no exterior, mas também de artistas que resolveram construir suas próprias redes a partir dos contatos adquiridos durante sua formação de pós-graduação. Os egressos também atuam em diferentes áreas acadêmicas, em atividades de docência nos ensinos fundamental, médio e superior, assim como em museus e centros culturais nos domínios da pesquisa, da curadoria e da mediação de exposições, dos espetáculos e performances, isso revela a qualidade das pesquisas defendidas e o alcance público dessas face à missão da universidade pública brasileira.