Maria Luiza Fatorelli

Artista e professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Arquiteta graduada em 1980, possui mestrado em Comunicação e Tecnologia da Imagem e doutorado em Artes Visuais em 2004, todos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Seu trabalho estabelece conexões entre arte e arquitetura tornando evidente um campo conceitual que habita imagens estrategicamente construídas em diferentes meios. Foi artista visitante na Scuola di Gráfica di Venezia, Itália; na Ruskin School of Drawing and Fine Arts, Universidade de Oxford, Inglaterra; no Headlands Center for the Arts, CA, EUA; no Instituto Gedok, Munique, Alemanha e na Universidade de Calgary, Canadá. O trabalho de Malu Fatorelli foi apresentado no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Sprengel Museum de Hanover, Alemanha; Casa de Las Americas, Cuba; Galeria SegnoGráfico, Itália;  Casa de Cultura Laura Alvim, RJ; no Centro Municipal de Arte  Hélio Oiticica e na Pinacoteca de São Paulo, entre outros. Sua obra figura em coleções públicas e privadas.

Projeto de pesquisa:

Arquitetura de Artista: o espaço como medida

O projeto de pesquisa tem como foco central a produção artística contemporânea e privilegia as relações entre arte e espaço. O estudo teórico associa-se a análise de metodologias artísticas que operam sentidos de lugar na contemporaneidade. Lugar real e virtual são investigados como articuladores de discursos que amparam arquiteturas poéticas, fabulares e políticas. Memórias, desenhos, familiaridades, estranhamentos, certezas e absurdos auxiliam-nos a habitar paradoxos e refletir sobre a produção contemporânea que, na pesquisa, se estende à proposições didáticas e intervenções artísticas em espaços públicos e institucionais. No escopo do trabalho, a título de exemplo, o projeto – Experimento: desenho – realizado em parceria com o Instituto de Física da UERJ, desenvolveu a construção do Pêndulo de  Foucault como um desenho, feito a partir da rotação da Terra e registrado na superfície da arquitetura. A obra está instalada, em caráter permanente, entre as rampas e as escadas de circulação na entrada do Campus Maracanã.