Paloma Carvalho

E-mail: palomacarvalho@yahoo.com

http://lattes.cnpq.br/4150417300695515

Site: https://palomacarvalhoart.wordpress.com/
Artista visual e pesquisadora, investiga as obras e o legado de coloristas. Professora desde 2000, e desde 2015 professora adjunta do Departamento de Teoria e História da Arte (DTHA). As residências nas fundações Chinati e Anni e Josef Albers foram realizadas em conjunto com as pesquisas de mestrado e doutorado em História Social da Cultura na PUC-Rio. Em 2021, a publicação do livro “Reflexões sobre a Cor” pela editora Martins Fontes como resultado do trabalho no grupo de pesquisa homônimo organizado pelo professor Marco Giannotti (USP) veio colaborar para consolidar um campo de estudo em torno do tema “cor”.

Área de Investigação: Dedica-se à investigação de obras estimuladas pelos fenômenos cromáticos e luminosos capazes de expandirem o pensamento pictórico para a dimensão corporal e para o espaço através da experimentação de diferentes meios e estratégias que integram prática e teoria, filosofia e técnica.

Projeto de Pesquisa: “Poéticas da Cor”

Objetiva-se dar continuidade à pesquisa de grandes coloristas e à sensibilização crítica, à formação da atenção e de modos de olhar, tendo como referência sistemas filosóficos que construíram estéticas da sensação, considerando a transdiciplinaridade dos saberes que vão dar esteio à prática artística. No âmbito da linha “Arte, Imagem e Escrita” do PPGARTES, a pesquisa “Poéticas da Cor” promove articulações entre diversas produções poético-plásticas, considerando a historicidade das distintas idéias de “cor” e suas conseqüentes “imagens”; problematiza a construção de saber e conhecimento, tendo como fonte de produção teórica as escrituras de artistas, bem como suas práticas, entendidas como práticas sociais. Considera-se também a investigação dos sentidos como condutores para autoformação e constituição de pensamentos alternativos aos das condições institucionalizadas, buscando superar hierarquias como teoria/prática; projeto/realização. Sob a perspectiva da História Social da Cultura, é nosso trabalho constituir um lugar para Idéias geradas em torno das Poéticas da Cor, dando especial atenção aos processos de elaboração de pensamento crítico. Sublinhando que, ao conceito de “olhar” estende-se à idéia de “percepção” com todos os sentidos –objetivos, do corpo –, bem como da subjetividade e conseqüente elaboração crítica do contexto.