Programa de Pós-doutorado PPGARTES/UERJ

O Pós-Doutorado do PPGArtes/UERJ é um programa de aprimoramento em pesquisa avançada sob a supervisão de pesquisador experiente, realizado no Programa de Pós-graduação em Artes, com o objetivo de melhorar o nível de excelência científica da Universidade. A participação do Programa de Pós-Doutorado não gera vínculo empregatício ou funcional entre a Universidade e o Pós-doutorando, sendo vedada a extensão de direitos e vantagens concedidos aos servidores.

Durante o programa de pesquisa, os Pós-doutorando, regularmente admitidos e inscritos na Secretaria do Programa, poderão participar de capacitação didática em atividades dos cursos de graduação, sob a supervisão de docente da Universidade, terá direito à utilização dos serviços de bibliotecas, acervos e laboratórios oferecidos pela Universidade aos seus docentes.

As inscrições são realizadas em fluxo contínuo na Secretaria do PPGArtes/UERJ. A indicação para ingressar no programa de pós-doutorado é feita pelo Supervisor, durante reunião do Colegiado do Programa. O Supervisor é o responsável por providenciar os meios necessários à realização das atividades do Pós-doutorando, a recomendação é para que o projeto seja cadastrado na secretaria e o Programa de Pós-Graduação poderá emitir uma declaração informando sobre a relação com o pós-doutoramento. O pós-doutorando deve possuir Título de Doutor e Currículo Lattes atualizado.

Para cadastramento do pós-doutorando em pesquisa são necessários:

1- Documentos Pessoais como RG ou Passaporte (se estrangeiro), CPF;

2- Título de Doutor;

3- Documento do tipo de recurso (bolsa financiada, vínculo empregatício, sem

bolsa);

4- Plano de trabalho incluindo Projeto de Pesquisa aprovado pelo Supervisor;

5- Termo de Compromisso do Pós-Doutorado.

Entende-se por Plano de Trabalho o detalhamento de todas as atividades a serem desenvolvidas pelo Pós-doutorando, com justificativa e cronograma de execução. O Plano de Trabalho deverá conter atividades que contribuam com a graduação, pós-graduação e/ou programas de cultura e extensão.

Entende-se por Projeto de Pesquisa o documento elaborado para articular e organizar a proposta de pesquisa, contendo a formulação do problema, objetivo, justificativa, metodologia e cronograma de execução. O Projeto de Pesquisa deve estar obrigatoriamente incluído no Plano de Trabalho.

Após a aprovação do relatório final e desde que a carga horária mínima de 12 meses (um ano) tenha sido cumprida, atestada pelo Supervisor e pela Comissão de Pesquisa ou, na sua ausência, pelo Conselho Deliberativo do Museu, Órgão de Integração ou Órgão Complementar. O Relatório Final deve ser entregue até, no máximo, 60 dias após a data final de vigência do pós-doutorado.